segunda-feira, 3 de novembro de 2008

jutsu pt 9 taijutsu hyuuga tenketsus

taijutsu-hyuuga-tenketsus.jpg

Finalizando a explanação sobre o Taijutsu dos Hyuuga, falo agora dos Tenketsus. Primeiramente, o que são Tenketsus? Simples, para falar deles farei uma comparação com o sistema circulatório sanguíneo. Todo ser humano (em Naruto) possui sistema circulatório de chakra. O que vem a ser isso? É como nosso sistema circulatório sanguíneo. Da mesma forma como existem o sistema sanguíneo, com as veias tendo que levar suprimento às células, existe o sistema de chakra, que deve levar energia às células. Esse sistema de circulação de chakra é como o que é mostrado na imagem título desse post (descartem o fato do cara ter seis braços. XD).

valvulas-sanguineas.jpg

Agora, observem essas veias. Em nosso corpo existem válvulas nas veias com a intensão de controlar a passagem de sangue, de forma que o sangue flua somente numa dada direção. No sistema circulatório de chakra existem válvulas também, mas com função diferente das válvulas venais. São os pontos de abertura (tenketsus), cuja missão é controlar o fluxo de chakra que passa por dado ponto do corpo, para que não ultrapasse o limite. É também através desses tenketsus que é possível expelir o chakra do corpo. Cada ponto possui a largura aproximada de um furo de agulha.

fluxo-de-chakra-de-neji-1.jpg

Vejam essas linhas de passagem de chakra. Imaginem que na conexão entre cada minha, como naqueles círculos que se encontram nos braços, existe um tenketsu. Existem no corpo humano 361 tenketsus aproximadamente. Obviamente, shinobis não tão bem treinados conseguem liberar chakra apenas dos tenketsus que se encontram na mão ou, muito exaustivamente, nos pés. Mas é digno apenas dos Hyuuga conseguir liberar chakra de todos os tenketsus para poder executar o Kaiten.

chakra-da-kyuubi-em-naruto-comeca-a-dominar-seus-pontos-de-abertura.jpg

Dizem que pressionando-se de maneira certa os pontos de abertura consegue-se fechar eles. Com o fechamento de somente 64 dos 361 pontos de abertura o shinobi já não consegue mais usufruir de seu chakra. Neji fez isso em Naruto, porém, com a ajuda do poderoso chakra da Kyuubi Naruto pôde reabrir os pontos de passagem de chakra. Notem, que no abdômen de cada ser humano existe uma espiral de chakra. Ela seria como o coração do sistema circulatório de chakra, de onde provém todo o chakra que circula pelo corpo. Porque no abdômen? Porque fica exatamente no centro geométrico do corpo humano…

hakke-rokujuuyonshou-rokujuuyonshou.jpg

Um Hyuuga habilidoso consegue, mesmo na movimentação da batalha, atacar com precisão cada um desses tenketsus, fechando-os com o uso auxiliar de seu juuken. Com um pouco mais de treino, o Hyuuga consegue fechar mais pontos, no mesmo tempo que levaria para fechar os anteriores. Porém, ainda não há registros na história de Naruto de alguém que tenha conseguido fechar todos os tenketsus do ser humano, ainda mais em batalha. (Mesmo que exista oficialmente o Hakke Sanbyakurokujyuuisshisa-361 pontos divinos-ainda não foi revelado na história uma única vez que o golpe tenha sido usado.) Talvez fosse mais fácil fechar os oito portões, mas isso é história para outro post…

Nenhum comentário: